O que é apólice de seguro?

Saiba o que é e para que serve o principal documento do seguro de seu automóvel

A violência das grandes cidades brasileiras causa uma certa insegurança por parte dos motoristas, principalmente nas capitais. Além do número de roubos e furtos a carros ter aumentado consideravelmente, o grande
volume de veículos nas ruas faz com que pequenos acidentes sejam recorrentes. Esses fatores ensejam a ideia de que contratar uma apólice de seguro para o seu automóvel é praticamente indispensável.

Mas, afinal, o que é uma apólice de seguro?

Em resumo, a apólice de seguro pode ser definida como o contrato formal entre o segurado e seguradora. É o acordo entre as partes, onde o indivíduo repassa todas as responsabilidades referentes ao item em questão. Lá estão as cláusulas do seguro, como os tipos de cobertura, detalhes de cada plano, adicionais de porcentagens etc. São as regras de contratação que regem os riscos, garantias e valores que o segurado e seguradora assumiram.

O que deve constar em uma apólice?

Geralmente, as seguradoras trazem particularidades em suas apólices, mas existem alguns termos considerados padrão, que, no geral, estão presentes em todos os contratos. São eles:

– Condições gerais: São as cláusulas gerais das regras de relação entre as partes, onde constam
os direitos e deveres de ambos, como os itens que o seu seguro pode cobrir.
– Condições especiais: São as coberturas adicionais que você optou no momento da contratação do seguro, como condutores adicionais ou uma maior porcentagem do veículo sob a tabela Fipe.
– Condições particulares: Aqui é onde estão detalhadas as coberturas e indenizações, benefícios, início e fim da vigência do contrato e suas respectivas características.