Lula Livre, como isso vai impactar seus investimentos?

Até que ponto a política interfere na economia? Responder e entender essa pergunta é fundamental para cuidar (e bem) dos seus investimentos sem ficar a deriva nesse mar de informações.

Política tem uma influência secundária na economia e não tem uma relação direta. Vou explicar! A bolsa sobe por exemplo pela valorização da empresa e isso ocorre primeiramente por competência própria e de gestão da diretoria e quando o cenário econômico é favorável ela tende a crescer mais e de forma rápida.

Uma economia estável, sólida e competitiva é um terreno fértil para as empresas crescerem de forma sustentável e é justamente responsabilidade do governo criar esse ambiente equilibrado e é justamente aí que entra a política.

Veja nossa análise em vídeo:

Nossos governantes quando governam com foco em criar um ambiente estável, com baixa taxa de juros, inflação controlada, gastos do governos equilibrados e ambiente competitivo saudável as empresas crescem com muito mais facilidade e o inverso também é verdadeiro.

Não precisa ler muitas notícias para saber que o governo atual tem gerado um bom crescimento econômico, estabilidade e condições favoráveis de crescimento solido da economia, haja visto as contínuas máximas históricas que batemos nesse ano de 2019.

Então, a soltura do Lula, vai fazer a economia piorar e as ações caírem? A princípio não. E porque? Porque o Lula fora da cadeia não significa que ele foi absolvido, vale lembrar que ele foi condenado em 3 instâncias da justiça federal e ainda tem vários processos em aberto para ser analisados e julgados, mediante a lei do ficha-limpa ele está inelegível por vários anos, então há muito poucas possibilidades dele sozinho mudar o rumo da economia.

Mas quais são os riscos ? O que pode prejudicar as ações são atitudes políticas indiretas, que podem prejudicar a economia que por sua vez afetar as ações. Vamos citar alguns exemplos:

Manifestações e Greves generalizadas: Assim que foi solto, em seu discurso cita algumas palavras de estimulam a desordem e rebeldia políticas se a população atender sua convocação e começar greves ou manifestações contra governo, sim aí podemos ter um problema econômico. Baixa probabilidade de acontecer

Próximas eleições: Em 2020 teremos eleições municipais, mas a mudança do governo central só vai acontecer o debate em 2022, ainda tem muito tempo o que torna quase impossível uma guinada no modelo econômico no curto prazo. Baixa probabilidade de acontecer

Impeachiment: Com baixíssima probabilidade de acontecer, um impeachment poderia sim mudar o rumo da economia, mas sem um crime claro do atual presidente essa possibilidade de acontecer é quase nula.

Conclusão: O Lula estar solto, você pensa em parar de trabalhar na sua empresa por conta disso? Se empresário, você teria medo de investir e expandir seu negócio? Como investidor, o ex-presidiário estar solto, vai te fazer aplicar no CDB a 5% ao ano ou comprar dólar por receio de uma recessão generalizada e perder a alta de mais de 25% que a bovespa teve esse ano? Se suas respostas acima foram não, fica claro que a cabeça do investidor profissional também não vai vender suas posições em ações só porque o Lula está solto, vai esperar uma ruptura na economia para aí sim, vender sua participação nas empresas que teriam seu setor econômico afetado.

Quer ficar por dentro das principais notícias do mercado financeiro? Siga-nos no youtube. Todo dias as 08:20h fazemos o Café Econômico um resumo diário das principais notícias. Também disponível no Instagram e podcast (deezer, spotify, itunes).

5/5